DR

Rastreio deteta surto em centro de dia

 A câmara de Santa Marta de Penaguião disse hoje que realizou 260 testes de rastreio à Covid-19 em instituições do concelho que detetaram 15 casos positivos, dos quais 11 são utentes de um centro de dia.


O presidente da câmara de Santa Marta de Penaguião, Luís Machado, afirmou à agência Lusa que, após a deteção de um caso positivo numa instituição, o município desencadeou um rasteio em quatro Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), num total de 240 testes, dos quais 15 derem positivo à infeção pelo novo coronavírus.

Foram ainda testados funcionários da autarquia e militares da GNR, num total de 260 testes.

De acordo com o autarca, a situação mais preocupante verificou-se no Centro Social e Paroquial de Santa Eulália, localizado na Cumieira, onde dos 71 testes realizados 12 deram resultados positivos, nomeadamente em 11 utentes da valência de centro de dia e uma colaboradora da instituição.

Carina Cunha, diretora técnica do Centro Social e Paroquial de Santa Eulália, disse à Lusa que foi detetada uma utente com resultado positivo no domingo e que, de imediato, foi acionado o plano de contingência, contactada a Saúde Pública e a Proteção Civil Municipal.

Também, acrescentou, todos os idosos e familiares foram avisados da suspensão do funcionamento do centro de dia, onde há um total de 24 utentes.

Segundo Carinha Cunha, os utentes positivos encontram-se, para já, assintomáticos e estão com serviço de centro de dia domiciliado, estando a ser assegurada a toma de medicamentos e refeições.

O autarca de Santa Marta de Penaguião alerta para o facto de "se o número de casos positivos evoluir na Cumieira poderão ser tomadas medidas mais restritivas”.

Comentários